domingo, 11 de maio de 2014

Modéstia católica e "modéstia" protestante.


+ Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, e bendita sua Mãe, a Sempre Virgem Maria+

Pax Vobis!

Muitas vezes já ouvi falar que nós, católicas, devemos nos vestir tal qual as mulheres protestantes, pois elas sempre usam saias e véus e suas vestes são modestas. Bom, elas realmente usam saias e véus, mas sinto em informar: elas não são modestas! Vou dizer o por quê.
A verdadeira modéstia (que é a que buscamos e a que divulgo por meio desse blog) é aquela que parte de dentro pra fora, não se restringindo somente às vestes. As vestes são o reflexo da pureza e santidade que buscamos por meio dos dons do Espírito Santo Santificador. Sendo assim, primeiro temos que mudar nosso interior para mudar nosso guarda roupa.
Talvez nossas irmãs protestantes vivam isso (quem sou eu para julgar o coração delas); mas o que elas não percebem é que não praticam adequadamente a modéstia no vestir, que tem como principal objetivo VELAR O CORPO. Não basta usar saias abaixo do joelho nem camisetas com o decote fechado se a saia e a camiseta revelam todas as formas de seu corpo. Não basta cobrir a pele se deixamos à mostra nossas curvas.  Nosso corpo é uma joia preciosa, e, como tal, deve ser velada com beleza e esmero.
Sendo assim, essa “moda evangélica” não é uma moda que nós, católicas, devemos seguir. Nós devemos seguir a moda Daquela que encontrou graça diante de Deus (Lc 1, 30); Daquela que é bendita entre as mulheres (Lc 1, 42) e que todas as nações a chamam de bem aventurada (Lc 1, 48). Nosso modelo de modéstia interior e exterior é e sempre será a Bem-aventurada Virgem Maria.
Segue abaixo imagens comparativas da dita “moda evangélica” e da modéstia católica mariana. Inspirem-se (com a santa modéstia, claro!)
JHS

Acima, vestidos imodestos. Mesmo sendo abaixo do joelho e com decote fechado, revelam todas as curvas da mulher, principalmente coxas e bumbum.
 




 
Acima, vestidos modestos. Abaixo do joelho, com decote fechado e velam as curvas do corpo da mulher.
 
Acima, saias imodestas.
 
 
 
Acima, saias modestas.
 
 

Acima, saias jeans imodestas. (em minha opinião, são as mais horrorosas).
 

Acima, saias jeans modestas.
 
Modelo de toda a modéstia, beleza, pureza e pudor: Nossa Senhora, Mãe do Senhor.
 
 

9 comentários:

  1. As "católicas" vestem-se com modéstia? Onde? Quando? se a maioria usa shorts, fio dental, biquine, decotes, etc. Então é bom não generalizar, pois primeiro é difícil ver católico praticante, depois os tais vestem totalmente da forma como você está chamando de modesta. Existem pessoas de todas as religiões que vestem-se decentemente e as que andam semi-nuas ou com roupas 'decentes", mas que mostram as formas do corpo e isto não agrada a Deus. Táááá´?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário típico de protestante recalcada...

      Primeiro ponto: As que usam esse tipo de roupa que citou não são Católicas (Católicas de IBGE não fazem parte da Igreja);

      Segundo ponto: Não existem católicas não-praticantes, ou é católica ou é apóstata;

      Terceiro ponto: Difícil ver católico praticante??? kkkk Se frequentam a Igreja são praticantes SIM!

      Então antes vir em uma página Católica falar besteiras de forma agressiva, procure saber mais sobre a doutrina da qual tu não sabe NADA!

      Excluir
  2. O comentário acima é agressivo e parece ser motivado pela raiva. Sim, existem muitos católicos não praticantes, mas, em todas as situações existem pessoas desenformadas ou indisciplinadas. O que está em questão na maravilhosa mensagem do site é a informação corretíssima que o texto tem a intenção de passar para aqueles católicos que querem praticar a fé como deve ser praticada.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o que foi dito no comentário, apesar de um pouco agressivo, é verdade. A grande questão é que vejo pessoas indo à Santa Missa, como se estivessem indo ao clube, sem o menor respeito, porém os Padres, na sua maioria, não repreendem, simplesmente deixam passar. Tudo é permitido em nome da modernidade. Ai está o grande erro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo do teu primeiro comentário, pelo simples fato de que a menina do blog quis fazer menção as jovens católicas que de fato querem viver a modéstia, mas não fazem isso da maneira correta, assim como a maioria das protestantes que dizem viver a modéstia. Contudo, concordo quando dizes que os padres e principalmente párocos permitem que os fiéis vão a missa com qualquer veste, por medo de serem repreendidos talvez. Mas já vi casos onde uma mulher foi a missa com uma camiseta (sem maga, de alça) e um dos paroquianos deu a ela um tecido para que ela se cobrisse, caso contrário ela não poderia participar da santa missa. Falta um pouco mais dessa atitudes nas nossas igrejas.

      Excluir
  4. Concordo parcialmente com a matéria acima,pois não existe moda EVANGELICA,CATÓLICA,ROMANA ETC...antigamente todas as mulheres se vestiam iguais,com modéstia e pudor,mas a iniquidade se multiplicou e hoje esta desta forma,falta de temor em Deus.O Senhor Jesus falou:Errai porque não examinastes as escrituras.Toda pessoa que tem desejo de servir a Deus com sinseridede busca sabedoria de Deus,com rogos e orações,realmente cobrindo a cabeça com véu mandamento da palavra de Deus e aplicando a caridade para com todos.Infelizmente voce que fez a matéria generalizou todas as mulheres cristãs servas do Deus vivo,pois realmente existem em todas as religioes os fiéis e os infiéis,os que procuram dar testemunho da doutrina que nosso Senhor Jesus cristo deixou,outros acham que nada tem problema.O Senhor Jesus disse orai por todos os homens na terra a fim de que todos um dia possa se salvar.E nosso unico espelho e exemplo seja nosso Senhor Jesus Cristo,santo tres vezes santo.Porque maria sua mãe disse:Fazei tudo quanto ele vos disser.E Maria Mãe do Senhor foi virgem ate o nascimento do senhor Jesus, e então teve mais filhos com Jose,deixou de ser virgem.Muitas coisas que temos que ler mais a biblia pedindo de Deus sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura,

      A bem-aventurada Virgem Maria manteve sua pureza virginal antes, durante e depois do parto de Jesus, cumprindo a profecia bíblica:
      "E disse-me o Senhor: Esta porta ficará FECHADA, não se abrirá, nem entrará por ela homem algum; porque o Senhor Deus de Israel ENTROU POR ELA; por isso ficará FECHADA." (Ezequiel 44,2)

      A Palavra ainda nos diz:
      "Nem se deita vinho novo em odres velhos... mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim AMBOS SE CONSERVAM." (Mateus 9,17)

      Deus em Sua eterna sabedoria afirma:
      "Jardim FECHADO é minha irmã, minha Noiva, sim, jardim FECHADO, fonte SELADA." (Cânticos 4,12)

      Jesus Cristo, desde a Sua divina Encarnação, conviveu com a Família de Nazaré até o Seu Batismo nas águas do Rio Jordão, quando já tinha 30 anos. Os Evangelhos narram do nascimento do Messias até os 12 anos, e depois só voltam a falar d'Ele aos 30 anos. Fazendo as contas: são 18 anos que não estão escritos na Bíblia. Se o Senhor tivesse outros irmãos, sanguíneos, certamente seria narrado, pois teriam idade aproximada de Jesus.

      A Bíblia sempre refere-se a Maria "Mãe de Jesus", e jamais Maria "Mãe dos irmãos de Jesus". Se Maria tivesse tido outros filhos, Jesus na Cruz não a teria confiado à São João Evangelista (cf. João 19, 26-27), filho de Zebedeu, mas à um de Seus irmãos de sangue, caso os houvesse. A Família de Nazaré aparece apenas, em toda a Sagrada Escritura, contida por somente três pessoas: Jesus, Maria e José.

      Nosso Senhor viveu até os 33 anos, e a Virgem Maria tinha quase 50 anos quando seu Filho querido morreu. Certamente não teve outros filhos depois disto, pois nesta época São José já havia falecido, e todo o restante da vida terrena Nossa Senhora passou com os Apóstolos, como iremos ver no Cenáculo de Pentecostes (cf. Atos 1,14).

      Existem 5 Marias no Evangelho, o que pode confundir nossa interpretação:
      - Maria, esposa de São José: Mãe de Jesus Cristo
      - Maria, esposa de Zebedeu: mãe de Tiago Maior e João
      - Maria, esposa de Clôpas (ou Cléofas): mãe de Tiago Menor, José e Judas Tadeu
      - Maria de Betânia: irmã de Marta e Lázaro
      - Maria Madalena: natural de Magdala e prostituta antes de conhecer o Senhor

      A critério de informação, Lutero, pai do protestantismo, era também devoto da Santíssima Virgem:
      http://portalcot.com/br/blog/lutero-era-devoto-de-nossa-senhora/

      Veja também esta frase do fundador do Metodismo Protestante, no séc. XVIII:
      "Creio que [Jesus] foi feito Homem, unindo a Natureza humana à divina em uma só Pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-Lo à luz, continuou VIRGEM PURA e Imaculada." (John Wesley, 18/07/1749, cit. In This Rock, nov/1990, p. 25)

      A paz do Ressuscitado ao seu coração,
      Shalom!

      Excluir
  5. Concordo com a parte que diz que nos protestantes temos usados roupas colantes e dizemos viver a modestia, só agora depois de ler blogs catolicos vim perceber que de nada adianta cubrir o corpo com tecido se ele delinea as formas do corpo todo, porém as catolicas são poucas as que vivem a modestia, o que mais vemos são catolicas de calça, shorts, biquini e etc. Mas entendo que não se pode generalizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se usam shorts curtos na rua, fio dental não são Católicas (Católicas de IBGE não fazem parte da Igreja.)

      Excluir

Esse é um blog católico, logo, todos os comentários devem demonstrar respeito pela Santa Igreja. Comentários ofensivos e com palavras impróprias serão deletados. Salve Maria Santíssima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...