quinta-feira, 24 de abril de 2014

Bye bye calças!!!

+ Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, e bendita a sua Mãe, a Sempre Virgem Maria+

Pax Vobis!

 


A imagem acima mostra, de uma forma divertida, o quão invertido andam os valores em nosso mundo atual. E para nós, católicos de verdade, isso é preocupante.
Ao longo da nossa história e da nossa cultura, sempre houve diferenciação entre as vestes dos homens e das mulheres que, no nosso caso, para os homens as calças e para as mulheres as saias e vestidos. Não quero discorrer aqui sobre como a calça tornouse algo comum às mulheres, nem como isso é ruim para a modéstia (os blogs recomendados ao lado possuem textos muito bons sobre isso, e falarei sobre esse tema mais adiante). Quero apenas relatar minha experiência sobre como deixei as calças e aderi às modestas saias e vestidos.
Desde sempre usei tanto calças como saias, mas após eu receber a crisma, em 2012, o Espírito Santo incutiu em meu coração uma mudança total das minhas vestes. Ele me mostrou que nossas vestes falam sobre nós, sobrem quem seguimos e quem imitamos, e para uma católica, é lícito se vestir como Nossa Senhora, Mãe da modéstia, se vestiria se estivesse em nosso tempo. Imediatamente, decidi deixar as calças, mas não foi tão fácil assim, pois tinha que renovar todo meu guarda roupa, e isso não é tão barato assim.
O processo foi ao poucos. Todo mês comprava uma saia na promoção, pedia um vestido de presente de aniversário, adaptava uma camiseta para ter um decote menor... Enfim, foi aos passos de formiguinha. Hoje, posso dizer que sim, tenho um guarda roupa modesto que agrada muito a Nossa Senhora, pois uso vestes que velam meu corpo e protegem minhas curvas; larguei as calças!!!
Para não ser hipócrita, tenho sim três calças no meu armário, mas as utilizo somente para realizar atividades físicas e para as aulas de teatro, MAS, só utilizo as calças nessas condições, e isso também é um modo e ser modesta (imagina só eu andando de bicicleta com saia?)
Mais pra frente, postarei fotos do meu guarda roupa e o modo como adaptei minhas roupas por meio da costura à mão. Hoje, me divirto muito costurando aqui, adaptando acolá, arrumando um decote por aqui.
A modéstia é uma forma simples de fazermos caridade tanto para nós mesmas, como para nossos irmãos, que não pecam ao olharem para nós, pois eles primeiro olham nosso sorriso ao invés de olhar nossas curvas (e que caridade agradável ao Senhor!).
Segue abaixo minha transformação! Inspiremse!

JHS


Eu no retiro de crisma, 2012



Look para Santa Missa, cuja saia eu fiz à mão , 2014

4 comentários:

  1. Salve Maria!

    Bem, estou neste processo de deixar as calcas.. mas e' uma luta... estou conseguindo pelo menos ir "as Missas de saia, mas não tem sido fácil mesmo assim...
    Gracas a Deus a pouco tempo consegui encontrar costureira para fazer sob medida mesmo, visto que não tenho este dom da costura rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria! Realmente, não é nada fácil, Dani. Mas não desista. Tudo pela honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo! Pax

      Excluir
  2. estou nesse processo Isa, e estou me sentido muito bem com essa mudança, bom esta sendo aos poucos, como vc disse é meio caro mudar o guarda roupa de uma vez só. srs bjo, a paz de Cristo e o amor de Maria! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria! Continue firme, Juliana. Realmente não é um caminho fácil, mas pela honra e glória de Nosso Senhor vale a pena! Pax

      Excluir

Esse é um blog católico, logo, todos os comentários devem demonstrar respeito pela Santa Igreja. Comentários ofensivos e com palavras impróprias serão deletados. Salve Maria Santíssima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...