terça-feira, 29 de julho de 2014

Santa Missa: lugar de modéstia por excelência

+ Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, e bendita sua Mãe, a Sempre Virgem Maria +
Pax Vobis!
Uma grande enfermidade que a Igreja vive hoje (entre outras tantas) é a falta de pudor nas celebrações. Facilmente vemos mulheres indo à missa usando camisetas muito decotadas, revelando o colo e parte dos seios, calças (apertadíssimas), saias imodestas, enfim...
E quando você, caridosamente, tenta alertar as mulheres o quão mal é ir à Santa Missa dessa forma, elas usam aquele velho argumento de que Deus não olha nossas vestes, mas sim o nosso coração, que devemos ir à Missa de uma forma em que nos sentimos confortáveis. Oh, quanta besteira! Se elas tivessem a devida consciência do que é a Santa Missa, chorariam de vergonha com as vestes que usam. Diz São Francisco de Assis, em relação ao que é a Santa Missa: “Pasmem o homem todo, estremeça a Terra inteira, o céu se encha de altas vozes, quando no altar, pelas mãos do sacerdote, se fizer presente o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Como ter falta de pudor diante de tão grande mistério?
Então, como uma verdadeira católica, amante da Igreja e da Santa Liturgia, deve ir à Santa Missa?
1 1.   Usar saias e vestidos.
Muito já foi debatido (tanto aqui como em outros blogs) que a veste ideal para a mulher é a saia e o vestido. Sendo assim, na Santa Missa, é indispensável o uso da saia ou vestido, pois, além de ser uma peça feminina, vela o corpo.
 2.     Cuidado com os decotes e as mangas.
O corpo da mulher é um vaso sagrado, e como tal, deve ser velado. Por isso, atentem-se com a profundidade do decote e com o comprimento das mangas, para que nenhuma parte do colo ou do seio fique exposta.
 3.      Ser elegante.
Não é adequado ir à missa usando tênis, chinelos, bermudas, camisetas de time ou de banda. A Missa é lugar de respeito, por isso devemos ser o mais elegante possível (que tal deixar seu all star pra ir pra faculdade, e usar sua sapatilha pra ir à missa?).
 4.    Usar o véu.
Dispensa comentários, né? O véu deve ser usado na Missa, pois é sublime que a mulher cubra sua cabeça nas santas celebrações. Qualquer dúvida sobre o véu, veja o post sobre esse assunto aqui mesmo nesse blog.
Segue abaixo algumas imagens de roupas que uso na Missa, e outras que peguei na internet. Inspirem-se.
  








JHS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse é um blog católico, logo, todos os comentários devem demonstrar respeito pela Santa Igreja. Comentários ofensivos e com palavras impróprias serão deletados. Salve Maria Santíssima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...