sábado, 26 de abril de 2014

O Piedoso uso do véu (eu uso, e você?)

+ Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, e bendita sua Mãe, a Sempre Virgem Maria +

Pax Vobis!


Muitas moças já passaram por essa situação descrita na tirinha acima. Acontece que, quando decidimos usar o piedoso véu na Santa Missa, nos sentimos coagidas com os olhares alheios, que, muitas vezes, nos julgam, dizendo que somos exageradas e desejamos chamar a atenção. Sim, caros leitores, eu também passei por isso!
Eu iniciei o uso do véu no primeiro domingo da quaresma de 2013. Meu véu eu comprei na lojinha da Capela Santa Luzia e Menino Jesus de Praga, na Sé. Assim que eu o coloquei pela primeira vez na Missa, me senti muito mal, pois sabia que estava chamando a atenção. Mas Maria não esquece suas filhas, e imediatamente rezei uma simples Ave Maria, e a paz reinou em meu coração. Até hoje uso o véu nas Missas e nas procissões, e acreditem, é uma delícia usá– lo.
Um dos meus looks para Santa Missa, 2014.

Eu carregando o andor da Virgem das Dores, na terça feira Santa, após procissão, 2014

Eu proclamando leituras na Santa Missa, 2013.

Eu fazendo absolutamente nada, 2013.

Agora, irei esclarece algumas dúvidas que surgem quando se decide usar essa veste tão pia (dúvidas, essas, que eu também tive no começo).
  • Por que usar o véu na Santa Missa?
As Sagradas Escrituras nos falam que as primeiras comunidades cristãs utilizavam o véu em suas celebrações (1 Coríntios 11, 2 16), e a Tradição manteve esse costume por muitos séculos.
Todos sabem que a beleza e a glória da mulher estão em seus cabelos, e quando estamos na Missa, é bom que guardemos nossa glória para que brilhe a glória de Cristo, cujos mistérios estão sendo celebrados na liturgia. É um ato de humildade, ou, como diz nosso brother S. João Batista: "É necessário que Ele cresça, e eu diminua" (João 3, 30).
É uma imitação da modéstia de Maria, pois Ela sempre foi modesta em suas vestes (assim como em tudo na sua vida) e usava o véu, deixando, assim, a glória de Deus brilhar (Lucas 1, 4748).

  • Sou obrigada a usar o véu?
Não. Após o Concílio Vaticano II, o véu deixou de ser obrigatório e passou a ser facultativo (o que já é uma grande perda para a Igreja). Contudo, não foi abolido, e nós, como imitadoras da Santíssima Virgem Maria e guardiãs da sã Tradição, devemos, por piedade, utilizálo nas celebrações.


  • Qual a cor que devo usar?
A regra é simples: preto para as casadas e branco para as solteiras, e pronto!
Senhora
Senhoritas.

  •  Devo usar o véu somente com saias?
A questão aqui é de bom senso. Se estamos imitando a Virgem Maria, é lícito usar calças, principalmente junto com o véu? Óbvio que não! Também há a questão do pudor, pois de que adianta velar encima e revelar embaixo? (a calça marca todo o corpo da mulher, revelando as formas das pernas, coxas, virilha e bumbum). Resumindo, não devemos ser modestas pela metade; use SIM o véu junto com uma saia.

  • Onde eu compro um véu?

Existem muitos lugares para se comprar véu, e isso varia muito de cidade para cidade. Lojinhas de igrejas e mosteiros costumam vender, assim como lojas para artigos religiosos. Também podemos comprar em lojas virtuais (nos blogs recomendados ao lado, há como comprar online). Mas se você gosta de fazer arte, pode tentar fazer o seu próprio (em breve, postarei como fazer um véu em casa).
Então, o que está esperando? Agrade sua Mãe do Céu imitando–a. Com certeza Jesus ficará bem feliz com esse gesto de amor que é usar o véu. Segue abaixo imagens do uso dessa veste tão linda. Inspirem–se.



Vestidos para o Santo Batismo

















 
(Créditos das imagens: “Tirinhas de Maria” e “Feminina, Modesta e Elegante”).



6 comentários:

  1. Parabéns,como seria bom se outras jovens te imitassem!!! Deus seja louvado pela sua atitude tão bonita e mais ainda pelo seu desejo de compartilhar,dando assim oportunidade de outras pessoas conhecerem essa santa devoção e praticá-la...Que a virgem Maria de cubra com o Seu Manto !!!

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria!! Olá Isabela, tinha dado uma olhada no blog bem no começo, e foi um super isentivo para que eu começasse a usar o véu e praticar com mais intensidade a modéstia! Maria Santíssima pedia isso de mim e ainda mais o uso do véu, fiquei com muito medo.. Sábado comecei a usar o véu o/ (sem apoio de muitos, até mesmo do meu pároco) estou imensamente feliz por está fazendo a vontade de Maria! obs: o blog me ajudou bastante rsrs :) estou imensamente grata!! Muitíssimo obrigada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!

      Que bom saber que estamos ajudando, Beatriz! É sempre bom dizer nosso SIM ao pedido de Nossa Senhora para que imitemos sua modéstia! Continue acompanhando e compartilhando nosso blog! PAX

      Excluir
  3. E lindo ver jovens se espelhando em Nossa Mãe Maria ♥ Parabens pelo trabalho !

    ResponderExcluir

Esse é um blog católico, logo, todos os comentários devem demonstrar respeito pela Santa Igreja. Comentários ofensivos e com palavras impróprias serão deletados. Salve Maria Santíssima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...